Posted by: gluedtke | April 6, 2007

Porque compramos tantas coisas

Porque compramos tantas coisas!? Esta é uma pergunta que não cala, porque será que temos que comprar tantas coisas e que muitas vezes acabamos nem usando?
Muitas vezes para as atividades de nosso dia a dia necessitamos de um determinado objeto para facilitar as tarefas de nosso dia a dia. Imediatamente construimos em nossa mente o objeto de nosso desejo (ou necessidade) e nos imaginamos fazendo uso deste objeto.
O próximo passo é sairmos às compras visitando lojas olhando vitrines, falando com o vendedor para obter informações, pesquisando preços, etc.. ; existe todo um ritual envolvido neste processo até literalmente colocarmos as mãos naquilo que necessitamos. Ah, quanta realização, lembro como se fosse hoje quando comprei o meu primeiro aparelho de som, na época se chamava 3 em 1 (o CD player ainda era opcional na época), cheguei na loja analisei diversos modelos e marcas, analisei o design, a qualidade do som, as características técnicas.
Mas o que me fez optar pelo modelo escolhido; fazendo uma análise à luz dos conhecimentos que tenho hoje, posso dizer que foi um conjunto de fatores envolvendo design, marca, qualidade técnica. Porém posso concluir com segurança que o design é determinante, pois mesmo que tivesse a melhor qualidade de som eu não optaria pelo modelo se ele fosse muito “feio” com linhas que não me agradassem.
Depois disso comprei TV de 20″ convencional, passando por TV de 21″ tela plana e de 29″ tela plana e já estou de olho nas TVs de Plasma ou LCD; a propósito o que é melhor plasma ou LCD”?
Bem, continuemos nossa análise sobre a pergunta do título. Na minha opinião a questão é muito psicológica e os “marketeiros” sabem disso e trabalham muito bem essa questão. Normalmente quando as pessoas estão tristes ou frustradas acabam comprando muito mais para suprir suas necessidades psicológicas, por isso acredito que pessoas mais resolvidas psicologicamente não sejam tão propensas ao consumo impulsivo. Eu conheço várias pessoas que não estão nem aí para as novidades que surgem a todo momento, para elas o que importa é a simplicidade.
Mas a mídia é muito poderosa e sabe que a muitas pessoas compram por impulso e quando estão de alguma forma carentes, daí surge uma pergunta porque 80% dos noticiários televisivos são de algum modo negativos? Será que não existe algo que não sabemos por trás disso?
Mas retornando ao tema inicial, e continuando a nossa análise no contexto atual. As tentações de compra são inúmeras, diariamente surgem mais e mais parafernálias tecnológicas criando novas necessidades e novos desejos de compra, e, para finalizar tudo fica obsoleto de maneira muito rápida. Somos uma sociedade movida pelo consumo, o que não é necessariamente ruim, pois isto acaba movimentando a economia, gerando empregos, riquezas, etc,.
Neste contexto a importância do design tem sido cada vez maior nas últimas décadas, tornando os produtos mais atrativos e interessantes sendo na maioria das vezes decisivo na hora da compra.


Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: