Posted by: gluedtke | July 26, 2010

Educação dos Filhos, com palmadas ou sem palmadas?

Ultimamente muito se tem falado sobre educação dos filhos e o uso ou não de palmadas. O tema ganhou status de discussão no parlamento brasileiro e até passou por sansão presidencial.

Bom, bem ou mal pelo menos o tema gerou discussão no Brasil e ouvimos as mais variadas posições de psicólocos, pais, autoridades e até mesmo as próprias crianças.

Neste artigo quero manifestar a minha opinião como pai. Um pai como o é, a maioria dos brasileiros, que trabalha fora o dia inteiro, que estuda e que muitas vezes precisa viajar e com isso às vezes tendo que se ausentar do seio do lar por vários dias.

Gostaria de relembrar o dia em que soube iria ser pai. O primeiro pensamento que me veio na cabeça foi; como é que é ser pai? será que vou saber brincar com meu filho? Será que vou conseguir ensinar tudo o que é necessário e correto a ele? Será que terei condições de dar a ele tudo o que precisa?

As respostas foram surgindo naturalmente, eu não sou um cara daqueles extrememante estrovertidos e brincalhões. Sou do tipo mais sério e de poucas palavras, mas é incrível, quando agente tem amor e vontade de querer fazer as coisas a vida vai naturalmente ensinando você, nunca li nenhum manual de instruções ou livro sobre como educar filhos.

Sempre que possível brinquei com minhas filhas, li livros de histórias infantis, contei muitas histórias e acompanhei e continuo acompanhando elas em todos os momentos mais importantes da vida delas. Atualmente (2010) minha filha mais velha está com 20 anos e a casula está com 13 anos elas me consideram um exemplo de pai e me veneram como um herói. Me sinto um pai feliz e realizado pois ao longo desses anos fui construindo uma relação afetiva de muito respeito e admiração. Tanto eu como minha esposa cada um no seu papel sempre procuramos ensinar os valores da vida através de exemplos que nós mesmos iamos vivenciando e assim elas vão construindo suas personalidades, cada uma com suas características próprias.

É claro que houve momentos em que tivemos que aplicar lições duras e impor limites que muitas vezes não gostaríamos, até mesmo palmadas já foram necessárias, mas a cabeça de uma criança é como um disco virgem que precisa ser formatado. Impor limites significa dar um norte para a criança, os pais devem ser uma âncora e um porto seguro, para seus filhos, construindo assim um referencial que ninguém irá tirar. Só assim você irá proteger seu filho das adversidades e hostilidades que existem por aí na rua.

Um pai ou uma mãe possuem diversos momentos e oportunidades que são muito importantes para solidificação do vínculo com seus filhos, e um dos mais importantes é quando seu filho diz: Paieeee, brinca comigo? Ou Maieeee brinca comigo???? Este é o sinal mais claro de que seu filho está pedindo um minuto de atenção. Quando seu filho diz isso, não exite brinque, não importa se você não sabe brincar ou se não leva jeito, entre no jogo da criança e ela lhe ensinará a ser criança quando você menos perceber já estará brincando e se enrolando no chão. Você não imagina o significado que isso tem para uma criança, seja rica ou seja pobre esses momentos ficarão registrados para sempre na mente dessa criança. Agindo dessa forma com certeza não serão necessários palmadas pois o vínculo de respeito que é formado é muito maior. É lógico que cada criança é um mundo a parte e às vezes umas precisam de mais limites que outras mas isso cada pai ou mãe devem der a sabedoria de conduzir e aplicar os corretivos na medida certa sem espancamentos.

Porém, nem sempre as crianças manifestam isso de maneira explícita, às vezes elas manifestam sua carência através de atitudes de rebeldia e agressividades, são sinais que os pais precisam ficar atentos e não tentem suborná-los através de presentes materiais. O melhor presente que você pode dar a seu filho é sua atenção, dedicação e participação.


Leave a Reply

Categories

